30 setembro 2009

Ladrões sequestram bebê para roubar condomínio em São Paulo

Publicado no site JC ONLINE em 29.09.2009, às 12h28
Em menos de 24 horas, o que parecia um plano infalível levou para a cadeia um ladrão e permitiu à polícia identificar outros quatro acusados de invadir um condomínio e roubar dois apartamentos em Moema, na zona sul de São Paulo. Os criminosos sequestraram a neta de três meses e a nora de uma empregada doméstica de uma das vítimas para obrigar a funcionária a levá-los ao prédio.
“O que os bandidos não sabem é que, agindo assim, eles deixaram uma série de rastros”, afirmou o delegado Oswaldo Nico Gonçalves supervisor do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra). Osbel Lima da Costa, de 43 anos, foi preso em flagrante sob acusações de roubo, sequestro e formação de quadrilha. Ele é acusado de cuidar do cativeiro das vítimas. “Os outros quatro ladrões também foram identificados”, disse Nico.
A ação dos bandidos começou às 17 horas de anteontem, quando a empregada Célia Maria da Silva, de 52 anos, saía da igreja na qual havia assistido a um culto religioso com sua nora Iara Oliveira Gomes Beraldo, de 18 anos, e sua neta Maria Eduarda. Os bandidos dominaram as três e levaram Iara e seu bebê para um cativeiro na Rua Aurélio de Campos, na Vila Alide, em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo.
Em seguida, disseram a Célia que, se quisesse ver de novo a neta e a nora, devia levar os ladrões à casa de sua patroa, Hortênsia D’Asti, de 86 anos. Os criminosos obrigaram Célia a levá-los em seu carro - a empregada era autorizada a entrar na garagem do prédio com seu veículo.
Quando chegaram ao condomínio, na Rua Tuim, o porteiro abriu a garagem. Os bandidos subiram com Célia até o apartamento. Um estava lendo a Bíblia e outro abraçava a empregada, dando-lhe beijinhos para disfarçar. Primeiro, entraram no apartamento de Hortênsia. Queriam joias, dinheiro, tudo o que pudessem levar.
Depois de revirar o imóvel no 17º andar, os criminosos foram para o apartamento do filho de Hortênsia, no 18º andar. Ali dominaram o advogado Oswaldo D’Asti Luis, de 61. Oswaldo foi espancado pelos bandidos, que ameaçaram atirar em sua boca ou em seu ouvido caso não revelasse onde estava o cofre. “Ele não tinha cofre nenhum em casa, mas os bandidos não acreditavam”, afirmou o delegado. Os criminosos ficaram duas horas no prédio e fugiram levando joias em duas caixas de papelão. Pouco depois, libertaram a neta e a nora da empregada doméstica.
O Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic) foi avisado do crime e uma equipe do grupo de atendimento de locais de crime do Garra foi deslocada para investigar. Os policiais apanharam pistas deixadas pelos ladrões e localizaram o cativeiro em Ferraz de Vasconcelos.
Ali foi preso Osbel, que, segundo a polícia, contou aos policiais que o grupo havia recebido informações sobre a empregada de um vizinho de Célia, que está foragido. Osbel não quis depor. Ele já foi preso antes por roubo, furto e tentativa de homicídio.
Essa foi a primeira prisão em flagrante feita depois que o Deic montou o novo esquema de investigação de roubos a condomínios, em 1º de setembro. De 1º de janeiro de 2008 a 30 de junho deste ano ocorreram 223 roubos considerados “sofisticados” a casas e prédios em São Paulo.
Fonte: Agência Estado

29 setembro 2009

3 horas para registrar um BO

noticia publicada no jornal METRO de 29 set 2009

27 setembro 2009

Assalto Frustrado

publicado no Diario de SP de 15 de setembro de 2009

26 setembro 2009

TWITER com dicas de segurança!

Agora vc pode receber dicas de segurança e informes sobre o Grupo PRO SECURITY no seu TWITTER.
Cadastre o TWITTER do Grupo PRO SECURITY : SEGURANCA_DICAS ou clique no titulo deste post para ser direcionado ao nosso microblog na rede TWITTER.

25 setembro 2009

24 setembro 2009

Bando usava vigias em roubos


matéria publicada no jornal Diário de São Paulo em 24 de setembro

23 setembro 2009

Como preparar os porteiros para evitar assaltos em condomínios?

publicado na Folha Vitória em 20/09/2009

Assaltos a condomínios de prédios é cada vez mais comum, quase todos os dias há notícias referentes a esse assunto. A pergunta que todos fazem é: como evitar? As medidas procuradas são muitas, entre elas, câmeras de segurança, alarmes, monitoramento 24 horas, mas, nada disto funciona se o profissional que ocupa a portaria dos condomínios não estiver preparado.
Um erro muito comum é a maioria das pessoas confundirem porteiro com segurança. “Esse profissionais de portaria não são seguranças, mas, precisam ter a sensibilidade necessária para zelar pela segurança. Por isso, são rigorosamente selecionados. Os porteiros precisam saber o que pode ser suspeito ou não e como proceder em prol da segurança do condomínio e seus moradores. Para contratarem profissionais de portaria bem treinados e experientes, a maioria dos condomínios estão recorrendo a empresas terceirizadas e especializadas no assunto.”, explica Jorge T. Margueiro, da GS Terceirização.
Essas empresas, além de fazerem a gestão técnica destes profissionais, fazem o monitoramento 24 horas da portaria, também para verificar como está o trabalho do porteiro. “Existe um ‘alerta vigia’, onde o profissional precisa digitar uma senha a cada 15 minutos, caso se ausente o alarme soa e a central entra em contato para averiguar o que ocorreu e se necessário envia apoio.”, detalha Amilton Saraiva Costa.
Mas, a segurança de um condomínio depende não apenas da boa atuação do profissional da portaria. “Há 3 pilares fundamentais, que são: o porteiro, o equipamento e o morador. Se há uma conscientização, todo o risco de assalto e invasões diminui. Por isso, todo condomínio tem regras de controle de acesso e segurança, que devem ser conhecidas de todos, principalmente dos moradores. O porteiro é peça fundamental na hora de orientar os moradores e ajuda-los a manter a segurança do local. O porteiro precisa ter uma leitura aprimorada e ter todos os acontecimentos da portaria sob controle.”, alerta Amilton.

21 setembro 2009

Policia prende ladrões em roubos a residências

Notícia publicada no jornal METRO em 21 de setembro

20 setembro 2009

de 21 de setembro a 04 de outubro! PRO AÇÃO CRIANÇA

Pelo quinto ano consecutivo o Grupo PRO SECURITY, com apoio de patrocinadores, está fazendo a campanha PRO AÇÃO CRIANÇA, que arrecada brinquedos, novos e usados, para serem distribuidos entre crianças de dezenas de entidades!
No ano passado alegramos o 12 de outubro de mais de mil crianças!
"Todo mundo se lembra do natal, mas muitos esquecem do 12 de outubro, nenhuma campanha era feita nesta época, dai surgiu nossa idéia da campanha" diz Ana Paula Tosta, coordenadora da campanha.
Participe, monte um posto de arrecadação em seu condominio, arrecade brinquedos na escola de seu filho, vamos movimentar o coração!
Para maiores informações acesse AQUI ou entre em contato pelo telefone 3512.8100!

19 setembro 2009

Ruas Particulares - Nova Legislação

matéria publicada no Jornal METRO em 18/09/2009


18 setembro 2009

Casal é torturado em assalto no Morumbi

matéria publicada no jornal METRO na data de hoje

17 setembro 2009

16 setembro 2009

"Como reduzir o calote em prédios"

matéria publicada no Jornal DESTAK de 10 de setembro de 2009 (clique para ampliar)

15 setembro 2009

Profissionais de segurança veem piora em sua área de atuação, aponta pesquisa da FGV

por Claudia Andrade Do UOL Notícias Em Brasília, 15 de setembro
O Ministério da Justiça divulgou nesta terça-feira (15) uma pesquisa sobre a perspectiva dos profissionais de segurança pública sobre o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) e sobre a segurança pública em geral. O resultado do levantamento, realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), mostra que há pessimismo entre os policiais.
O Pronasci foi criado há dois anos para unir políticas de segurança com programas sociais. A pesquisa de opinião foi realizada em sete localidades incluídas no Territórios da Paz, braço do Pronasci que reúne várias ações de prevenção à violência. Diversos aspectos foram abordados na pesquisa. Quando a pergunta está relacionada aos casos de ameaça com arma, 37,84% dos profissionais de segurança dizem que a situação piorou em sua área de atuação. Outros 33,37% dizem que não perceberam mudanças e apenas 25,69% afirmam que o cenário melhorou.
Em relação ao número de roubos a domicílio, o percentual dos policiais que responderam que a situação piorou foi de 36,38%, contra 22,62% que disseram que o cenário tem apresentado melhora. Quando o dado é espancamento e lesão corporal, quase a metade dos profissionais entrevistados (48,4%) acha que a situação continua igual. Outros 25,25% dizem que a situação piorou, percentual próximo ao dos que afirmam que ela melhorou (23,25%).
A pergunta relacionada a assassinatos também teve como resultado um percentual maior de policiais que viram piora na situação em comparação com os que perceberam uma piora: 31,76% contra 25,52%. Apenas quando o evento em questão é a violência contra a mulher e contra crianças o cenário otimista venceu, com 33,54% das respostas dos profissionais. Outros 28,41% consideram que houve piora no quadro. A pesquisa foi respondida por 55 mil policiais de todo o país, quase 10% do efetivo total, que é de 600 mil profissionais. Desde dezembro do ano passado, foram instalados oito Territórios de Paz no país.
O primeiro foi na comunidade de Santo Amaro, no Recife (PE). Em seguida vieram o do Complexo do Alemão (RJ), Zona de Atendimento Prioritário 5, em Rio Branco (AC), Itapoá (DF), São Pedro, em Vitória (ES), Benedito Bentes, em Maceió (AL), Bom Jesus, em Porto Alegre (RS), e o mais recente na comunidade Tancredo Neves, em Salvador (BA), implantado no final de julho. O ministro Tarso Genro (Justiça) considerou positivo o fato de se ter um índice de entrevistados que viram uma melhora. "A situação não é rosa mesmo, a pesquisa não foi feita para isso. O que achamos interessante é que já tem um percentual dizendo que melhorou". O dado comemorado pelo ministro foi o resultado do questionário sobre a expectativa dos profissionais em relação ao impacto geral do Pronasci.
Mais de 65% responderam que o programa "impactará muito fortemente" as políticas de segurança e cidadania. Para 32,14%, o impacto será moderado e o programa será um complemento às políticas já existentes. Apenas 2,15% disseram que o programa "não causará qualquer impacto significativo". Resultados serão verificados em longo prazo, diz Tarso Tarso afirmou nesta terça-feira que a melhora na segurança pública nas localidades atendidas pelo Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) "não será rápida". "Não haverá uma mudança espetacular e rápida. Nós inclusive avaliamos no começo do programa que resultados significativos aparecerão em quatro, cinco anos, dependendo da região", disse, ao apresentar os dados da pesquisa.
"Não podemos criar a ilusão de que o simples aumento da força policial e da ação repressiva vai reduzir a criminalidade. Isso não ocorre. Com o Pronasci queremos gerar um conceito novo e uma consciência na sociedade, nas autoridades estaduais e locais de que só uma relação vertical, estruturada entre Estado, município e órgãos de segurança pode efetivamente mudar a qualidade de segurança".
Pesquisa aponta otimismo de comunidades atendidas
O Ministério da Justiça encomendou uma pesquisa com 2.850 moradores de sete áreas atendidas pelo Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). O levantamento, feito pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), apontou um percentual maior de respostas 'sim' à pergunta sobre a melhora na situação de segurança em relação às respostas 'não'

14 setembro 2009

Guarda Municipal frustra arrastão em condomínio

publicado na FOLHA DE ALPHAVILLE em 14/09/2009 09:11

Houve troca de tiros e dois ficaram feridos na tentativa de assalto em Aldeia da Serra
Um suspeito e um guarda municipal de Santana de Parnaíba foram baleados na noite deste domingo, durante tentativa de assalto a um condomínio de luxo em Aldeia da Serra, em Santana de Parnaíba.
A guarda municipal recebeu o chamado de uma testemunha que percebeu que quatro homens se preparavam para invadir o condomínio Morada dos Lagos. As equipes da Guarda Municipal chegaram ao local antes que os criminosos conseguissem invadir. Houve troca de tiros. No revide, Eduardo da Cruz Luque, de 36 anos, foi baleado com dois tiros, um na cabeça e um no braço.
Ele foi encaminhado ao Hospital de Santana do Parnaíba, mas não corre risco de morte. Luque disse aos guardas que pretendia pular o muro do condomínio para fazer um arrastão.
Com ele foi encontrado uma pistola calibre 380, um colete a prova de balas e uma toca ninja. Um dos guardas foi ferido com um tiro de raspão no maxilar e encaminhado ao pronto-socorro Serviço de Assistência Médica de Barueri e passa bem.
O outro bandido conseguiu fugir, mas foi capturado. Dois assaltantes conseguiram fugir. O caso foi registrado na Delegacia de Santana de Parnaíba.

13 setembro 2009

“A notícia de que estão sendo tomadas providências de segurança já inibe o ladrão. O que não pode é não fazer nada”

O Presidente do Grupo PRO SECURITY, Alcides Paranhos, participou de uma matéria que foi a ao ar neste domingo no FANTASTICO da Rede Globo, que falava sobre assaltos a condomínios.

A matéria entrevistou vários especialistas que deram orientações, além de mostrar cenas feitas por sistemas de segurança de alguns roubos.


Dr. Paranhos mostrou na reportagem um dos condomínios atendidos por nossos serviços, que tem um sistema bastante seguro, além de orientar sobre iniciativas que devem ser tomadas.
A reportagem ficou a cargo do Jornalista Valmir Salaro.
Para assistir a matéria integral basta clicar no título deste post.

Especialistas dão dicas de como evitar assaltos a condomínios

matéria publicada no site de notícias G1 em 13 de setembro, para ler a matéria como publicada clique no titulo deste post
"Ter porteiros trabalhando 24 horas é fundamental, afirmam.
Em SP, já houve 36 roubos deste tipo no ano."
Do G1, com informações do Fantástico
Quadrilhas especializadas atacaram 36 condomínios no Estado de São Paulo este ano, de acordo com levantamento da polícia. O pavor dos moradores dos prédios levou o comando da polícia a criar uma delegacia só para combater este tipo de crime. A ordem é agir e impedir novos roubos. A reportagem do Fantástico foi ouvir especialistas para darem dicas de como evitar este tipo de roubo.
A policia está à procura de um homem que foi flagrado por câmeras de segurança e que é acusado de um crime que preocupa moradores do país inteiro: o assalto a condomínio. Um dos prédios roubado tem cinco andares e fica em Ipanema, Rio de Janeiro. Eram 23h40 do dia 4 deste mês, uma sexta-feira.

Em poucos segundos, o rapaz conseguiu abrir o portão. Como não houve arrombamento, a suspeita é de que ele tinha uma cópia da chave. Dentro do prédio, o ladrão fica à vontade. Motivo: o porteiro já tinha ido embora, pois trabalha das 8h às 20h. Sem ser incomodado, o rapaz olha as gavetas, vai à garagem, vê se os carros estão abertos. Depois de alguns minutos, decide o que roubar. Primeiro, carrega uma bicicleta que ele mesmo desmontou. Depois, outra.
“Imagina se alguém está monitorando essas imagens. A polícia chega na hora, ele estava lá dentro ainda”, observa a delegada Tércia Silveira. O ladrão até acena para a câmera - sinal de que não está preocupado com nada. Na sequência, para o carro na entrada da garagem e volta a roubar. O rapaz pega um monitor de LCD e uma televisão, que eram usados no sistema de segurança do prédio. Mas todos os movimentos dele eram gravados por um equipamento que estava na sala trancada do síndico. O assalto termina 40 minutos depois. Antes de fugir, o rapaz ajeita o que roubou dentro do carro. “Os moradores correram um risco de chegarem, serem rendidos, porque a gente não sabe se ele está armado, provavelmente estava armado”, ponderou a delegada.

24 horas
José Elias de Godoy, capitão da Polícia Militar de São Paulo, já escreveu dois livros sobre segurança em condomínio. Ele acha fundamental que os prédios tenham porteiros trabalhando 24 horas. “Ele auxilia bastante, mas desde que ele esteja realmente preparado. Às vezes, se investe muito em equipamentos e não se investe nos funcionários e vai tudo por água abaixo”, afirmou.
Outro condomínio em Copacabana, no Rio, também sofreu um assalto, que foi gravado pelas câmeras de segurança. Era abril deste ano. Os supostos ladrões estão com um morador - dominado momentos antes, fora do prédio. Os suspeitos - que ainda não foram presos - disseram ao porteiro que eram amigos da vítima. Todos estavam visivelmente nervosos. 'O porteiro poderia ter percebido que algo estava errado e chamado a polícia, disse o delegado Mastins Júnior. "Na dúvida, é preferível que a policia se dirija até o local e seja um mal entendido", completou. Os especialistas em segurança fazem outro alerta: “Em quadrilhas que roubam condomínios, normalmente tem uma mulher envolvida”, alerta José Elias. Foi o que aconteceu no mês passado, em Juiz de Fora, Minas Gerais. As câmeras registraram quando uma mulher e um homem roubaram um violão e o aparelho de som de um dos carros. Ao ser preso, o casal confessou que assaltava prédios desde o começo do ano.

Em julho, em São José do Rio Preto, a 438 km de São Paulo, duas mulheres convenceram o porteiro de que eram amigas de uma família que estava viajando. Elas arrombaram o apartamento e fugiram com um cofre cheio de jóias. “Através do charme, da sensualidade, acaba enganando a pessoa que está na portaria e faz com que seja aberto o portão”, explicou Godoy.

Três mortes
Mês passado, na Lapa, Zona Oeste da capital paulista, ocorreu o caso mais violento do ano. Segundo a polícia, o porteiro abriu a garagem pensando que era o carro de um morador. Foi assim que começou o assalto. Quinze pessoas foram dominadas. Um morador chamou a polícia e, na troca de tiros, três suspeitos morreram. Os seis assaltantes presos tinham até uma metralhadora de fabricação caseira. A arma dispara cem tiros por minuto. “É isso que nos preocupa: são essas ações articuladas por quadrilha e que eventualmente está colocando em risco toda sociedade”, afirmou o delegado Waldomiro Milanesi.
Um condomínio numa área nobre de São Paulo investiu alto em segurança: 48 câmeras estão espalhadas em pontos estratégicos e a guarita tem vidros blindados e grades de proteção reforçadas. “A notícia de que está sendo tomada providências de segurança já inibe o ladrão. O que não pode é não fazer nada”, indica Alcides Paranhos Júnior, dono de empresa de segurança.
A polícia diz que alguns cuidados não custam nem um centavo e também ajudam a intimidar os criminosos. “Primeiro: oriente os seus funcionários a não comentar quem é o seu patrão ou quem mora no prédio. Segundo: observar sempre a visita de pessoas inesperadas ou serviços não contratados”, ensina o delegado Waldomiro Milanesi. “Percebeu qualquer situação diferente, de imediato acione a Policia militar pelo 190”, orienta José Elias de Godói.

11 setembro 2009

Tecnologias para Proteção Executiva

O Grupo PRO SECURITY está apoiando o Curso de TECNOLOGIA NA PROTEÇÃO EXECUTIVA que será ministrado em nosso centro de recrutamento pela Consultoria Charli Delta.
O curso será no dia 19, sábado. Para incrições ligue para CFT, 35128166

04 setembro 2009

CURSO DE SUPERVISÃO DE SEGURANÇA PATRIMONIAL

Três supervisores do Grupo PRO SECURITY estarão participando, nos dois próximos finais de semana, na conceituada academia ENFORVIGIL, do Curso de Supervisores.
Esta reciclagem constante faz parte da metodologia de aperfeiçoamento constante e dos investimentos em formação de nossas equipes.
Segundo os organizadores, o curso pretende dotar o participante de conhecimentos e técnicas que o habilitem a exercer a função de Supervisor de Segurança em empresas prestadoras de serviços de segurança e vigilância patrimonial. Os participantes serão trei­nados para o exercício de todas as ações relativas à Supervisão e preparados para executar, com eficiência, as tarefas diretamente ligadas ao comando de equipes de segurança e vigilância.
Ênfase especiais serão dadas aos tópicos Chefia e Liderança, Relações Humanas no Trabalho, Administra­ção Operacional , Legislação , Direito Penal e Trabalhista.

01 setembro 2009

Trabalho terceirizado contribui para precarizar as relações de trabalho?

texto publicado no Jornal FOLHA TERCEIRIZADA, editado pelo SINDEEPRES, Sindicato dos Empregados das Empresas de Serviços Terceirizados, edição 111 de agosto/setembro de 2009