07 julho 2006

INTERFERÊNCIAS NOS RÁDIOS

Uma das ocorrências que mais perturbava o trabalho nos postos de serviço era a excessiva interferência nos rádios, havia muita brincadeira, muita gritaria e palavrões.
O problema ocorria porque os rádios que eram utilizados MOTOROLA SP10 e SP 50 dispunham apenas de 10 canaletas de sintonização em frequência aberta, o que possibilitava a interferência por pessoas que nem trabalhavam na empresa e nem trabalhavam nos postos de serviço.
Isto criava situações embaraçosas para nossos profissionais, que enquanto atendiam um cliente tinham que ficar escutando brincadeiras de imitadores do "xaropinho" e imitações de animais, apenas para citar as coisas mais amenas, pois havia também palavrões e outras coisas circulando.
Fizemos um exaustivo trabalho de identificação destas pessoas que perturbavam a rede, sempre que eramidentificados funcionários da empresa os mesmos eram advertidos ou punidos, porém percebemos que a maioria das interferências vinha de fora da empresa.
A solução foi a substituição de mais de 120 rádios por modelos mais modernos, conhecidos como MOTOROLA PRO 3150 , que trabalham com frequências digitais e são teoricamente impossíveis de receberem interferências de quem não é da rede PRO SECURITY de comunicação. Além disto este modelo oferece uma qualidade adicional, eles podem ser identificados individualmente, cada vez que um rádio é acionado o identificador da central sabe exatamente em que posto de serviço está o operador, o que numa emergência pode ser muito valioso.
O processo todo de substituição levou alguns dias e teve um custo elevado pois cada aparelho novo custou em torno de 450 reais, mas o resultado valeu a pena, pudemos experimentar uma melhoria na qualidade de comunicação e consequentemente em todo o processo operacional da empresa, além , de quebra, de termos identificado um dos "engraçadinhos", que para nossa surpresa não era funcionário do Grupo PRO SECURITY, mas empregado direto de um dos cndomínios que atendemos.