11 abril 2007

Condomínio no Guarujá é alvo de arrastão

publicado na FOLHAonLINE em 11/04/2007 - 10h00

Oito homens armados e encapuzados invadiram um condomínio de alto padrão localizado na estrada Guarujá-Bertioga (SP-061), no litoral de São Paulo, e levaram objetos e equipamentos eletroeletrônicos de ao menos 26 casas.
O assalto ocorreu por volta das 22h30 de anteontem, quando os criminosos renderam o porteiro e um vigilante e entraram no condomínio Marina Del Rei com um caminhão-baú. Ninguém ficou ferido na ação.
O condomínio é uma marina que também abriga casas de veraneio. Ao todo, o local possui 92 casas. Dessas, 38 foram invadidas pelos criminosos e ao menos 26 tiveram objetos roubados, segundo a Polícia Civil."Nem todos os proprietários compareceram à delegacia. Não tenho a totalidade de coisas que levaram", afirmou o delegado Luiz Ricardo Lara Dias Júnior, da delegacia sede de Guarujá.
Segundo o delegado, além dos funcionários do condomínio, os ladrões também renderam dois moradores.Como a maioria dos imóveis é de veraneio, poucas pessoas estavam no local no momento do assalto, o que facilitou a ação dos criminosos, que durou cerca de quatro horas.
Segundo o delegado, os assaltantes levaram um automóvel EcoSport, que já foi localizado pela polícia, e várias televisões de plasma. "Em uma análise superficial, podemos contar de 10 a 15 TVs", afirmou.Entre os outros objetos levados pelos criminosos estavam, em sua maioria, produtos eletroeletrônicos, como aparelhos de som e DVD e telefones.
Quando chegaram ao condomínio, os assaltantes quebraram as câmeras de monitoramento na tentativa de impedir que imagens do crime fossem gravadas, mas o delegado afirmou que os equipamentos não estavam funcionando."Mesmo que elas não fossem quebradas, não teriam captado nenhuma imagem porque estavam inoperantes."Segundo a polícia, os criminosos demonstraram ter conhecimento do local e dos objetos que estavam em algumas casas. "Isso nos leva a crer que eles tinham informações privilegiadas das moradias", disse o delegado.
Até a noite de ontem, ninguém havia sido preso. A polícia aguarda os laudos do Instituto de Criminalística para dar prosseguimento às investigações e tentar identificar os criminosos."Algumas das vítimas estavam hoje [ontem] no condomínio e fizeram um memorial descritivo de tudo o que foi subtraído. Outras estão viajando. Estamos aguardando uma definição para não ficarmos com dados parciais."