26 julho 2007

Vendedor morre ao receber trote de falso seqüestro em Sorocaba

em 26 de julho, por Eliete Guedes, UOL onLINE

O vendedor de queijos Domingos Lourenço, 62, morreu nesta quinta-feira (26) em Sorocaba (100 km a oeste de São Paulo) depois de ter recebido uma ligação telefônica de um homem que dizia ter seqüestrado sua filha. O suspeito disse que ele e seus comparsas iriam matar a jovem caso ele não depositasse dinheiro numa conta corrente. O vendedor entrou em desespero e começou a passar mal.
Levado a um pronto socorro municipal, não resistiu. Os médicos disseram à família que Lourenço sofreu um ataque cardíaco. Ele foi vítima de uma comunicação de falso seqüestro: a filha, Sônia, estava em casa, com o marido. Avisada, ela ainda chegou a tempo de conversar com o pai. "Ele disse: já que você está bem, me ajude que estou passando mal", contou. Lourenço estava animado com sua nova casa, para onde se mudaria no sábado.
A ligação telefônica do bandido ficou registrada no aparelho usado para detectar chamadas. O prefixo, do Rio de Janeiro, levou a Polícia Civil a supor que a ligação, de celular, foi feita a partir de algum presídio. "É de onde parte a maioria das ligações", disse o delegado Wilson Negrão, da Delegacia Anti-Seqüestro (DAS). Segundo o delegado, apesar de ser um crime praticado com muita freqüência, esse tipo de extorsão continua fazendo vítimas.
O caso do vendedor, segundo ele, é o primeiro que termina em morte na região. A polícia vai tentar identificar o autor da chamada. Ele pode ser processado por crimes de tentativa de extorsão e homicídio culposo.