30 abril 2010

Segurança: Funcionários devem ser bem orientados

O site LICITA MAIS CONDOMÍNIOS publicou um interessante texto falando sobre a orientação do pessoal do condomínio, que transcrevemos abaixo, clique no título da matéria para acessar o site. A matéria original foi publicada pela Gazeta de Piracicaba.

 
As cidades crescem cada vez mais e a solução de moradia mais procurada tem sido condomínios de apartamentos e casas. Esse tipo de moradia vem sendo uma opção também para quem busca mais segurança, pois os muros e a portaria dificultam o acesso e permitem que, por exemplo, uma criança possa brincar tranquilamente no clube, parque ou rua interior, sem correr grande risco.
Mas, quando se pensa em segurança de condomínios, normalmente se fala em monitoramento eletrônico, cercas elétricas e alarmes. "É claro que condomínios bem equipados, onde há monitoramento eletrônico, dificulta a ação dos assaltantes, pois eles preferem locais que não apresentem muita dificuldade de acesso e ação. Mas, a segurança é um trabalho em conjunto com a empresa de monitoramento, os profissionais do condomínio e também os condôminos.", defende Walter Uvo, da empresa de segurança FocusMind.
Para evitar os maus profissionais, que se não forem bem escolhidos podem vazar informações que deixam a segurança dos moradores frágil, alguns especialistas aconselham o serviço terceirizado. "Essas empresas já estão acostumadas a contratar e treinar os profissionais de portaria, zeladoria e limpeza por meio de entrevistas pessoais, pesquisas de referencias profissionais, antecedentes criminais e treinamento preparatório com testes situacionais que avalia a aptidão do profissional para o cargo. Em condomínios circulam muitos visitantes diariamente, por isso é necessário que os prestadores de serviços e porteiros sejam de confiança, já que com o trabalho diário acabam possuindo informações da rotina, hábitos e condição financeira dos usuários e moradores.", relata Jorge T. Margueiro, da GS Terceirização.
Mas, os moradores também podem contribuir para fragilizar a segurança dos condomínios. "Os condôminos devem tomar cuidados para que não revelem informações que coloque em risco o condomínio, as casas e as famílias. No meu trabalho de assessoria a condomínios sempre desenvolvo palestras e orientações de como se comportar e o que fazer para evitar invasões e assaltos. Essas pessoas não podem desenvolver intimidades com os profissionais, bem como amizades ou convites para eventos. A intimidade entre moradores e prestadores de serviços pode levar a 'exceções' que prejudicam a segurança preventiva", detalha Margueiro.

Não divulgar a rotina

Segundo Jorge, os profissionais também devem ser orientados para não divulgar a rotina dos condôminos, serem formais, evitarem intimidades, nunca se intrometer em assuntos particulares ou indagar informações de visitantes e prestadores de serviços sobre condôminos. Mas sempre abordá-los de forma educada e baseada no Regimento Interno do condomínio.
As empresas que terceirizam serviços para condomínio fazem a gestão técnica destes profissionais em um monitoramento 24 horas da portaria, também para verificar como está o trabalho do porteiro. "Existe um 'alerta vigia', onde o profissional precisa digitar uma senha a cada 15 minutos, caso se ausente o alarme soa e a central entra em contato para averiguar o que ocorreu e se necessário envia apoio. Além disso, condomínios com câmeras facilitam até para verificar as ações internas dos profissionais de limpeza, zeladoria, entre outros.", detalha Amilton Saraiva Costa, também da GS Terceirização.

Fonte: Gazeta de Piracicaba - www.gazetadepiracicaba.com.br