17 novembro 2008

PRO no MC´DONALDS

Nesta segunda feira, a convite do Sr. José Luis, cliente do Grupo PRO SECURITY, que é proprietário de uma loja da rede MC´DONALDS no Shopping Fiesta, um grupo de nossos PROfissionais envolvidos com a questão do treinamento, pode conhecer mais sobre os processos de gestão de pessoal aplicadas no Mcdonalds.
Fomos ciceroneados por Alexandra, Gerente Geral da loja, que nos mostrou todo o processo de treinamento pelo qual passam todos os funcionarios do Mcdonalds, desde o treinamento em cada uma das estações de trabalho, até o processo para que cada um deles se torne disseminador de conhecimento.
Pelo que pudemos perceber, a linha que norteia o treinamento é o "aprender fazendo", com um treinamento extrememente prático e baseado em ações simples, do dia a dia. O Mcdonalds tem uma grande particularidade, de ser a porta de acesso ao mercado de trabalho a muitos jovens, sendo, muitas vezes, seu primeiro emprego.
Uma outra visão, que nos deixou entusiasmados, é fazer com que as pessoas conheçam profundamente a operação e sintam-se parte dela. Eles promovem inclusive competições internas, para eleger os melhores operadores em cada estação.
De nossa parte pudemos também mostrar um pouco de nosso trabalho na área de treinamento, ao pessoal do Mcdonalds, que considerou algumas de nossas praticas como inovadoras, especialmente o fato de nosso centro de treinamento ser aberto a todos os que queiram fazer quaisquer cursos, além do fato de termos um jornalzinho interno distribuido a todos os colaboradores.
No final, como parte do "nosso" treinamento, fomos convidados a preparar nossa propria refeição, montando os sanduiches que comeriamos instantes após. Foi uma experiencia realmente interessante. Estiveram presentes Robson Duarte, da Secretaria do CFT, Regiane Guion de Angelo, coordenadora de recrutamento e Fabio Paranhos, diretor de RH