20 dezembro 2008

Um conto para o NATAL

(texto publicado no boletim PROfissioanl PROSECURITY de 20 de dezembro)
Numa floresta havia uma grande árvore, com grandes galhos, muitas folhas, muito alta, enfim, era uma árvore muito bonita. Mas era uma árvore triste.
Ela era triste porque não conseguia sair do lugar em que nascera. Ela observava os animais da floresta que iam e vinham, observava os pássaros que voavam alto. Ela pensava que até os insetos eram mais importantes que ela, pois eles podiam ir a qualquer lugar que quizessem.
Ela realmente achava que não era importante, que não fazia nada, que sua vida era vazia pois ela pouco podia fazer porque não podia sair de seu lugar...
Um dia, um velhinho que passava pela floresta, sentindo-se cansado, deitou embaixo da árvore e adormeceu. A árvore gentilmente virou seus galhos acompanhando o sol, garantindo que o ancião permanecesse sempre na sombra.
Quando o senhor acordou ele virou-se para a árvore e disse : (esqueci de avisar que esta estória é do tempo que os animais e árvores falavam)
- Muito obrigado pelo seu carinho amiga árvore, eu estava realmente cansado.
- Mas eu não fiz nada, aliás, a minha vida é tão sem importância porque eu fico sempre parada, no mesmo lugar, eu não ajudo ninguém - respondeu a árvore.
- Mas você é muito importante, para muitos, não percebe isto? A árvore não entendia o que aquele ancião queria dizer.
- Você é muito importante! Não percebe isto? Veja quantos pássaros fazem ninhos em seus galhos, e veja os animais que se alimentam de seus frutos.
- E seus galhos que caem forram o chão da floresta e tornam a terra fértil para novas plantas. Você é muito importante, para muita gente. Não se sinta triste por não poder fazer outras coisas, todas as pessoas são importantes no mundo, e cada uma tem sua missão.
O importante é que esta missão seja bem feita.E assim, cheia de alegria no coração, e orgulhosa de sua importância, a árvore entendeu que ela estava fazendo parte de uma coisa maior, onde cada um tem sua importância.
E você? Sabe a sua importância?