23 dezembro 2009

PM vai distribuir cartazes com dicas de segurança em condomínios de SP

matéria de Juliana Cardilli Do G1, em São Paulo

50 mil folhetos foram impressos com orientações para as férias. Condôminos, funcionários e síndicos devem ter atitudes preventivas.


A Polícia Militar de São Paulo começa na próxima segunda-feira (28) a distribuir cartazes com recomendações de segurança para os condomínios no período de férias, quando muitos moradores viajam e deixam suas casas e apartamentos vazios. O material estabelece cuidados que podem ser tomados por todos os envolvidos: condôminos, síndicos e funcionários.
No total, serão distribuídos 30 mil cartazes na capital paulista e outros 27 mil em algumas cidades do interior do estado. Todas as dicas levam a um único objetivo: não deixar que pessoas com más intenções percebam que a residência está vazia, e assim, se aproveitem para efetuar furtos. Segundo o coronel da PM José Elias de Godoy, é verificado um aumento na tendência de arrombamentos e furtos na época das férias escolares.
“Deixar a luz acesa direto, jornais e correspondências acumulados na porta, tudo isso chama a atenção dos bandidos”, afirmou o capitão. “A prevenção é dever de todos.”
A distribuição vai ser feita por policiais das bases comunitárias e também por meio do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi).
De acordo com o policial, o distanciamento existente hoje entre vizinhos colabora para a ação dos criminosos. Ter alguém de confiança que mora por perto e possa ficar de olho em sua casa é fundamental para evitar problemas. “Ele pode acionar a PM se perceber algo estranho”, afirmou o capitão.
Dentro dos condomínios, além de um vizinho, a recomendação da PM é de que o zelador do prédio também seja avisado – para que ele não deixe correspondências se acumularem à vista e também fiquem atentos a possíveis tentativas de entrada nos apartamentos vazios.
“Não havendo ninguém que possa autorizar a entrada de uma pessoa que não mora no prédio, ou nenhum aviso por escrito, o funcionário não deve deixar essa pessoa entrar. Muitos golpistas dizem que são parentes, que têm a chave, levantam detalhes sobre o morador”, explicou o policial.
Também por esse motivo, a polícia recomenda que as chaves do apartamento não sejam deixadas nas portarias. “O ideal é deixar com um vizinho de confiança ou no máximo com o zelador. E mesmo que algum funcionário doméstico tenha a chave, ele precisa de autorização todos os dias para entrar”, afirmou Gogoy.
Sistemas de segurança
De acordo com a Polícia Militar, os sistemas de segurança que possam prevenir a entrada de estranhos também são importantes – como alarmes e câmeras de monitoramento. “É interessante que haja equipamentos para que a ação possa ser dificultada.”
Entretanto, segundo o capitão, a segurança não é feita só de equipamentos, mas também de atitudes. Por isso, é fundamental, além de não demonstrar que a casa está vazia, investir no treinamento e orientação dos funcionários. “Eles precisam estar treinados para não cair em golpes e não sair dando informações do condomínio para outras pessoas, mesmo que sem intenção de prejudicar”, explicou o policial.