24 dezembro 2009

Para viajar em paz, moradores reforçam segurança de suas casas

matéria de Luisa Britto, para o site G1

Especialistas dão dicas, como não deixar luzes acesas o tempo todo. Ajuda de vizinhos e instalação de alarmes também são recomendados.

Após ter a casa assaltada há dois anos quando passeava com a família em Santa Catarina, o representante comercial paulista Carlos Alberto Maciel, de 45 anos, decidiu reforçar a segurança do imóvel para poder viajar com tranquilidade.
Maciel colocou uma grade no corredor que dá acesso à casa, uma cerca de arame farpado nos muros, um sistema interno de iluminação que acende e apaga as luzes durante a noite e um sensor de presença que aciona uma luz caso alguém chegue a um metro do portão da garagem.
“No assalto, levaram televisão, DVD, eletrodomésticos. Tudo que era portátil. Não quero que aconteça novamente”, diz Maciel, que neste ano viajou novamente para Santa Catarina. Desta vez, foi mais tranquilo. Ele mora num sobrado no bairro Cidade Patriarca, na Zona Leste da capital paulista.
A preocupação de Maciel aflige muitas pessoas que costumam viajar no final do ano, época em que o número de casos de assalto a residências aumenta. Isto porque os criminosos aproveitam a ausência das pessoas para invadir suas casas.
Para evitar a ação de ladrões, especialistas em segurança recomendam que as pessoas tentem simular a presença de alguém em casa. Uma forma é ter um sistema de iluminação automático que acende à noite e apaga de dia. Segundo os especialistas, não é recomendável deixar as luzes sempre acesas porque se os criminosos virem elas acesas durante o dia vão perceber que a casa está vazia.