06 setembro 2007

EU SEQUESTREI O FILHO DO SÍNDICO!

(texto de orientação publicado no boletim interno distribuido em 5 de setembro aos PROfissionais do Grupo PRO SECURITY)

Uma nova modalidade de trote telefônico tem acontecido na cidade. Na realidade uma variação do trote em que os bandido ligam na casa da pessoa e afirmam que seqüestraram um familiar e fazem ameaças.

Eles ligam nos condomínios, na portaria dos condomínios, e quando o porteiro atende e fala
- EDIFICIO TAL , boa noite!
O Bandido diz que seqüestrou o filho do síndico e manda você chamar ele ao telefone imediatamente.
No desespero a pessoa que atendeu o telefone acaba passando para o bandido mais informações sobre o sindico, o filho dele ou até mesmo sobre o condomínio., o que faz com que o trote telefônico e as ameaças prossigam.

ORIENTAÇÃO

- Cuidado ao atender o telefone, mantenha a calma. Talvez você nunca receba uma ligação deste tipo, mas deve estar preparado para lidar com a situação
- Nunca, no dia a dia, forneça informações do prédio, dos moradores, ou de quem quer que seja se não souber exatamente com quem está falando. Se alguém liga e pergunta – “eu queria falar com o síndico, como é o nome dele?” você não deve dar esta informação, nem nenhuma outra informação.
- Se a pessoa insistir, anote o número da pessoa e peça que o morador entre me contato, nunca dê nenhuma informação sobre moradores ou sobre o condomínio.
- Muito cuidado com as emergências, ao solicitar a presença do síndico ou de outro morador na portaria você pode estar colocando mais gente em risco, especialmente se aquele trote tem como intenção desviar sua tenção para um eventual invasão ao prédio.

FIQUE ATENTO, MANTENHA O SIGILO, NÃO SE DEIXE MANIPULAR PELOS BANDIDOS