11 outubro 2008

Câmeras IP servem de sistema de vigilância

publicado na FOLHAonLINE em 11/10/2008 - 11h01

Conectadas à internet, câmeras IP servem sistema de vigilância
por DANIELA ARRAIS da Folha de S.Paulo

Webcams, em geral, precisam ficar próximas do computador. Portanto, se você deseja fazer um sistema de segurança para a sua casa, uma boa opção são as câmeras IP, que se conectam à internet.
Esse tipo de câmera transmite áudio e vídeo para um computador ou diretamente para redes IP, que podem ser acessadas por qualquer navegador de internet. Elas também costumam ter resolução maior que a das webcams e chegam a ter recursos como áudio.
Marcelo Justo/Folha Imagem
Felipe Mota, 23, posa com notebook com imagem gerada por uma webcam que instalou no hall de entrada de seu apartamento
Alguns modelos de câmeras IP possuem programas de monitoramento, que permitem acionar alarmes ou alertas de e-mail caso seja detectado algum movimento estranho --alguém andando em uma área proibida, por exemplo.
"Além do preço, bastante acessível, essas câmeras hoje são muito fáceis de instalar", afirma André Teixeira, gerente de produtos da D-Link.
O estudante Felipe Motta, 23, deu a idéia para a família instalar uma câmera no hall de entrada do apartamento em que moram, em Perdizes, zona oeste de São Paulo. "A gente vê se o elevador parou, quem está chegando. Quando vamos à praia, damos uma espiada para ver como a casa está", diz.
Preço
Com a redução de preços, esse tipo de produto deixou de ser privilégio de grandes empresas. Por cerca de R$ 500, é possível comprar uma câmera IP, afirma Diogo Superbi, engenheiro de vendas da Linksys.
"A principal vantagem desse tipo de produto é monitorar seu ambiente onde quer que você esteja. Em alguns casos, é possível até ouvir o que se passa", afirma. "Para instalar a câmera, não é preciso chamar um técnico, basta seguir as orientações no manual do produto."
Para instalar a câmera IP, é indicado ter um computador com acesso à rede e um roteador, diz Superbi. Basicamente, basta usar o cabo de rede Ethernet para conectar a câmera ao roteador, ligar a câmera, rodar o CD de instalação e seguir os passos descritos na tela. Após a configuração, sua câmera terá um endereço IP e já poderá ser acessada pela internet.
Segurança
A facilidade de ter acesso a imagens de um ambiente também traz riscos para a sua privacidade. Existem programas maliciosos que permitem invadir webcams, capturando imagens sem que o dono da máquina se dê conta disso.
Um estudo publicado pelo jornal espanhol "El País" revela que 60% das filmagens de segurança de casas, empresas e locais públicos podem ser pirateadas pela internet.
"Descuidar da segurança é deixar uma porta aberta para que outros vigiem o que nós vigiamos. E, também, para que nos espiem e nos chantageiem", disse Víctor Domingo, presidente da Asociación de Internautas de España.
Para evitar esse tipo de problema, é preciso tomar alguns cuidados, como trocar a chave de acesso do computador, criar senhas seguras e configurar o acesso para que apenas o administrador possa visualizar as imagens.