19 novembro 2009

SECOVI publica orientações sobre segurança em condomínios

o site do SECOVI publicou recentemente uma interessante orientação para oraganização da segurnaça nos condomínios, veja as orientações:

Segurança do condomínio

SEGURANÇA PATRIMONIAL
É muito importante conhecermos o conceito de segurança para podermos desenvolver ações preventivas.
A palavra segurança tem sua origem do latim “securitas” - medidas destinadas à garantir a integridade de pessoas, bens e instituições.
É a integração de medidas e normas, com adequações físicas, agregadas ao profissional especializado e a alta tecnologia.
O maior desafio da segurança, é antever e dar soluções para as situações de perigo.
Não se pode esquecer que a responsabilidade pela segurança do sistema é de TODOS.
Qual a maior arma utilizada pelos bandidos?



É O FATOR SUPRESA!



Por isso, a melhor maneira de evitar um sinistro é fazer um trabalho de PREVENÇÃO.
Neste trabalho devem ser analisados os riscos pessoais e das instalações físicas.
Os síndicos devem solicitar aos consultores de segurança que o assessorem nas analises dos riscos e na elaboração dos planos de segurança do condomínio.
De posse dessas informações deve-se elaborar um Plano de Segurança, que pode ser dividido em 3 etapas.



1ª PLANO FÍSICO – é a analise criteriosa das instalações físicas onde deve-se adequá-las visando dificultar o acesso evitando ao máximo a invasão.
Ex. Construção de clausuras nas entradas de pedestres e nos acessos à veículos.
Como aliado importante, temos a utilização dos equipamentos eletrônicos, que tem como principal função, auxiliar os funcionários e moradores na vigilângia das instalações.
Ex.: Controle de Acessos - Sensores de alarmes – Circuito Fechado de Televisão (CFTV)



2ª PLANO OPERACIONAL – consiste em procedimentos operacionais com regras especificas para cada integrante do sistema (condômino -moradores – funcionários e usuários), as quais deverão ser aprovadas em assembléia e obedecidas por TODOS.



3ª PLANO DE CONTINGÊNCIA - definição das situações críticas, de modo que todos os envolvidos no sistema, durante a concretização do risco possuam um roteiro de ações que devem ser implementadas, visando o restabelecimento da normalidade, tendo em vista que toda situação crítica gera uma urgência.



Após a fase de planejamento deve-se dar muita atenção ao treinamento dos funcionários que estarão na operação de todo o sistema e conscientizar os condôminos e moradores, através de palestras, circulares e quadros de avisos, para manterem-se integrados.



Em função de suas características , cada condomínio deve estudar o que melhor lhe convém, proporcionando um maior estado de segurança a TODOS.
Para auxiliar o planejamento da segurança, o Secovi publicou o Manual de Segurança Patrimonial, voltado para os condomínios, e realiza constantes cursos para através da Universidade Secovi.
É importante consultar um especialista em segurança condominial para elaborar um plano de segurança, mas relacionamos aqui algumas orientações que irão colaborar:



AO SÍNDICO
• Instituir uma Comissão de Segurança do Condomínio
• Apoio da Administradora
• Consultoria Especializada em Condomínios
• Fiscalização permanente



AOS CONDÔMINOS E OCUPANTES
•  Mantenha o Regimento Interno sempre atualizado e condizente com a realidade atual;
• Acatar as instruções dadas aos zeladores e porteiros quanto aos itens de orientação aos mesmos;
• Ao entrar no prédio com o carro, verificar se há outro veículo atrás do seu e se os ocupantes são moradores do edifício;
• Não abrir a porta do apartamento em hipótese alguma se não autorizou a entrada de alguém, mesmo que o porteiro ou o zelador esteja do lado de fora, insistindo;
• Orientar os filhos para não cedam detalhes sobre o cotidiano dos seus pais, quanto recebem, bens que possuem, horários que saem e chegam, até mesmo em bares, lanchonetes, danceterias, para evitar assaltos e seqüestros;
• Desconfie da empregada doméstica muito eficiente que aceita baixo salário;
• Pode-se solicitar Atestado de Antecedentes na Delegacia de Polícia Civil da Região, ou na 2ª. Delegacia Especializada em Falsas Domésticas (6221-3907).



AOS EMPREGADOS
DECÁLOGO DE SEGURANÇA
1) Ao entrar e sair de seu turno de trabalho, certifique-se de que não está sendo observado ou seguido por pessoas estranhas.
2) Identifique sempre as pessoas que estão no interior dos veículos que acessam a garagem. Peça para que os vidros sejam abertos.
3) Não comente com estranhos, familiares ou conhecidos, as instruções e rotinas de seu trabalho.
4) Não fale quem são os moradores do condomínio, nem sobre seus hábitos e bens patrimoniais.
5) Não forneça informações sobre a estrutura física do condomínio e nem sobre equipamentos instalados.
6) Não permita que pessoas estranhas se aproximem o suficiente para imobilizálo.
7) Não se ausente da portaria para identificar pessoas na área externa.
8) Não permita a permanência de pessoas estranhas ao serviço no interior da portaria.
9) Visitantes e prestadores de serviço devem permanecer no lado externo do condomínio. O contato com eles deve ser feito pelo interfone.
10)Lembre-se que a ação criminosa é sempre planejada e que os bandidos se aproveitam de distrações. FIQUE ATENTO.



• Todos os funcionários devem sempre estar uniformizados, porém evitando utilizar o uniforme fora do condomínio;
• O condomínio deve possuir uma linha telefônica na portaria ou guarita;
• Zeladores e porteiros bem preparados são a melhor segurança.

UTILIZAÇÃO

• Crachás para identificar prestadores de serviços;
• Telefone na portaria e um sistema de alarme que toque em algum prédio vizinho;
• Monitoramento por empresa especializada com botões de pânico para o zelador, porteiro e vigias;
• Equipamentos auxiliares compatíveis com seu prédio: alarmes, sensores, circuito fechado de TV (CFTV), vigias com rádios transmissores e receptores, etc.;
• Caso o condomínio não tenha condições da aquisição de algum equipamento, é possível realizar a locação e definir as prioridades;
• É aconselhável manter boa iluminação nos locais de acesso ao prédio, portões eletrônicos nas garagens, espelhos côncavos nas portarias para melhor visão dos visitantes, vigilância nas escadarias e garagem dos prédios.
• Os treinamentos e a orientação aos vigias e porteiros sobre os procedimentos adequados são essenciais;
• Como é proibido reter documentos, é aconselhável exigir apresentação do mesmo, anotando num livro nome, número e apartamento que o visitante irá, não esquecendo de verificar a autenticidade. Nos condomínios comerciais, é importante ter um sistema de controle de acesso eletrônico;
• Manter ficha cadastral com dados de todos os moradores e funcionários, possibilitando sua rápida localização e/ou dos familiares em caso de emergência.