14 agosto 2007

TESTES OPERACIONAIS

Uma de nossas práticas de treinamento é a realização de testes operacionais periódicos, nestes testes um agente do Grupo PRO SECURITY tenta entrar no condomínio usando de subterfúgios que tentam enganar o sistema de segurança, enganar os profissionais que estão á serviço.
Ora é alguém com uniforme dos correios ou até mesmo da Empresa, ora é alguma falsa entrega de flores ou pizza, outras vezes pode ser alguém se passando por policial ou oficial de justiça.
Quando eventualmente o sistema é burlado são tomadas as medidas corretivas, que dependendo da gravidade podem ir desde uma reorinteção dos procedimentos, encaminhamento a novos treinamentos, até a substituição do profissional ou da equipe.
Esta é uma medida preventiva, um treinamento vivencial que busca preparar nossos colaboradores para situações emergenciais.
O incidente ocorrido ontem no Morumbi, mostra a importância destes testes:


Grupo faz arrastão em condomínio no Morumbi

(matéria de Josmar Jozino, publicada no ESTADO de SÃO PAULO hoje, editoria METROPOLE)

"Mais um condomínio de luxo foi assaltado na região do Morumbi, zona sul da capital. Oito ladrões armados de pistolas, revólveres e metralhadora renderam, na manhã de ontem, moradores e funcionários do edifício Barão de Belém, na Avenida Barão de Monte-mór, no Real Parque.
Pelo menos oito apartamentos foram invadidos. Os assaltantes roubaram jóias, dinheiro, objetos eletroeletrônicos, telefones celulares e um Audi A6 de uma das vítimas. Até o fim da noite de ontem, ninguém havia sido preso.
Segundo a Polícia Civil, um dos assaltantes se passou por funcionário de uma empresa de elevadores e conseguiu entrar no condomínio. Ele usava uniforme. O criminoso rendeu o porteiro e facilitou a entrada de seus parceiros. Eles estavam em três veículos.Moradores foram feitos reféns. Todos foram levados para a lavanderia. A Polícia Civil apurou que pelo menos oito apartamentos foram invadidos. Mas, até a noite de ontem, apenas uma vítima havia procurado o 34º DP (Morumbi) para prestar queixa.O advogado J.V.C.J., de 34 anos, contou à delegada Maria Cristina Mazzarello que foi rendido às 6h20 quando saía para trabalhar. Ele disse que foi levado de volta ao apartamento e teve de entregar jóias, um relógio Rolex, R$ 1.800,00 em dinheiro, roupas de grife e o telefone celular aos assaltantes.
A mesma vítima afirmou que teve seu Audi A6 levado pelos assaltantes. O carro foi abandonado horas depois na Rua Ventura José Rodrigues Neto. Esse foi o 16º assalto a condomínio na capital este ano. Só no Morumbi já haviam sido registrados quatro casos.
No mais recente arrastão a imóveis de luxo no bairro, na noite do dia 24 de julho, uma quadrilha armada com pistolas e metralhadoras rendeu e assaltou três residências d- um condomínio fechado de 20 casas na Rua Margarida Galvão, a 800 metros do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Nem o portão de ferro nem a vigilância na guarita evitaram a entrada do bando.Os ladrões fizeram um arrastão nas duas horas em que permaneceram no condomínio. Levaram dinheiro, jóias, carros, computadores, equipamentos eletrônicos, roupas, eletrodomésticos, armas e obras de arte.
A ação foi semelhante à ocorrida no dia 13 de junho em um condomínio vizinho. Daquela vez, porém, os bandidos agrediram as vítimas. "