02 fevereiro 2008

Treinamento, Treinamento, Treinamento

Todos sabemos. O aprendizado é um processo constante, a cada dia, a cada nova experiência, das mais diversas formas, estamos aprendendo. Sabemos da importância do aprendizado e dos estudos no nosso desenvolvimento pessoal. Tanto isto é verdade que a escola de samba campeão do carnaval de São Paulo falou justamente sobre educação.
E na vida profissional isto não é diferente, só que adquire um outro nome: TREINAMENTO.
Uma empresa que não investe no treinamento e aperfeiçoamento de seus profissionais não irá conseguir atingir os padrões de qualidade que almeja.
O primeiro desafio, ao administrar os processos de aperfeiçoamento dos profissionais de uma empresa de terceirização, é considerar o fato de que a equipe está dispersa, em centenas de diferentes postos de serviço e que trabalha em horários alternados, grande parte deles no período noturno.
Surgem então questões dinâmicas, relacionadas principalmente á comunicação e ao cronograma dos treinamentos.
A primeira solução é disponibilizar cursos em diversos horários e também em dias alternativos, como finais de, possibilitando o acesso de um maior número de profissionais, é importante que estes cursos não tenham nenhum custo para o pessoal operacional, e que eles sejam constantemente sensibilizados para perceber a importância destes treinamentos na qualidade da prestação de serviços e também em sua vida profissional.
Estabelecer possibilidades de ascensão dentro da empresa, de melhoria profissional, também é importante. Ao possibilitar que colaboradores de uma área possam fazer cursos relacionados á outras áreas, também criamos um estímulo para o treinamento e para o crescimento.
Se um auxiliar de serviços gerais tiver a possibilidade de fazer o curso de porteiro, por exemplo, sem nenhum custo para ele, isto pode abrir as portas de uma promoção, e desde já melhora as condições gerais de segurança do condomínio, pois termos mais uma pessoa com conhecimentos e preocupações na área.
Os profissionais podem ser ainda estimulados a participar dos treinamentos com a distribuição de prêmios ao alcançarem metas ou participarem de cursos, muitos deles produzidos especialmente com esta finalidade, agregam valor ao treinamento, uma vez a televisão que o funcionário ganha numa eventual premiação, será também utilizada por toda sua família, uma metodologia que estimula os bons profissionais a continuarem estudando e a buscarem melhorias e m sua qualificação e posição dentro da empresa
Além disto é importante lançar mão de centros especializados, como no caso dos vigilantes, por exemplo, eles precisam que seus cursos, e constantes reciclagens, sejam realizados em academias específicas para esta finalidade, que tem aprovação e controle da polícia federal, e que oferecem treinamento em stands de tiro, aulas de defesa pessoal, dentre outros.
O problema da comunicação, em função da distância e dispersão da equipe, pode ser vencido com a utilização de mídia impressa, um boletim quinzenal distribuído a todos colaboradores, com informações sobre o trabalho, orientações sobre procedimentos, orientações sobre treinamentos e até mesmo questões como higiene pessoal, traz grandes resultados.
Não devemos esquecer da internet, um site bem atualizado, com noticias e orientações, até mesmo no formato de um blog, é uma maneira dinâmica de falar com a equipe, pois muitos tem acesso a internet
A equipe da supervisão também deve ser envolvida no treinamento, não só aguçando sua sensibilidade com relação aos problemas, mas em campanhas de treinamento abordando temas específicos, com orientações práticas, dadas no próprio local de trabalho. É importante ter até mesmo um supervisor, um inspetor, específicamente para treinar de forma mais intensiva, o pessoal nos postos de serviço com relação aos procedimentos operacionais.
Não podemos esquecer que, além da equipe operacional, a equipe adminstrativa também deve ser alvo de ações específicas de treinamento, desta vez lançando mão principalmente de recursos externos, pois são muitos os centros de treinamento voltados para as áreas administrativas.
Um problema que muitas vezes atinge as empresas, e ai não somente as empresas de terceirização, é o distanciamento entre o corpo administrativo e o pessoal relacionado ás operações da empresa, que se esquece, por vezes, do trabalho principal da companhia. Uma boa medida para minimizar este distanciamento é fazer com que o pessoal administrativo vivencie periodicamente o trabalho de campo, fazendo visitas técnicas aos postos de serviço, independente de sua posição na hierarquia. Aliás, todos os que são admitidos devem fazer ao menos o curso de portaria, para entender a dinâmica do trabalho e estarem mais aptos a buscarem soluções.
Estabelecer um convênio com universidades também é uma excelente possibilidade de aumentar a qualificação da equipe, pois ao reduzir os custos com a educação a empresa possibilita que grande parte de sua equipe possa ter acesso a mais conhecimento, e, melhora ainda, estender estes convênios a todo o pessoal, inclusive operacional, pois esta é a chance de se descobrirem grandes talentos.
Estas são práticas, muitas delas únicas, que adotamos e desenvolvemos em nossa Empresa, por ter certeza que a educação é o caminho do aprimoramento de nossa equipe é é que o Grupo PRO SECURITY investe constantemente no treinamento, na formação, e no aperfeiçoamento de seus profissionais, utilizando não só as metodologias tradicionais como outros recursos, adaptados á complexa operação do de uma empresa de terceirização de serviços.
A base de nosso treinamento está no Centro de Formação e Treinamento – CFT, que oferece mensalmente mais de 40 diferentes módulos de treinamento, em diferentes dias da semana, em diferentes horários.
É nisto que acreditamos, treinamento, treinamento, treinamento.