01 março 2008

PROfuturo, beba água!

A água é uma substância essencial para a vida. Cerca de 70% do corpo humano é constituído por água, e essa substância é fundamental muitas reações químicas que são responsáveis por nos manter vivos.
Em um dia de temperatura e umidade normais, nós precisamos ingerir em média cerca de dois litros de água enquanto estamos acordados. Isso equivale a um pouco menos de um copo de 200mL por hora. A necessidade de beber água constantemente é fácil de entender: isso acontece porque nosso corpo não consegue armazenar muita água em seu interior e grande parte do que é consumido evapora através da pele ou é perdida na respiração, nas fezes e na urina.
Com menos água, a pele se torna áspera, a falta de água prejudica o funcionamento dos músculos, pode ocorrer fraqueza e sensação de corpo pesado. Se a falta de água chegar ao cérebro, uma pessoa pode até entrar em coma ou morrer.
Uma boa dica (mas que não é infalível) para avaliar a hidratação de uma pessoa é observar a cor da urina. Quanto mais concentrada a urina estiver, maiores as chances do organismo estar tentando reter água em seu interior em decorrência da desidratação.

Como é fácil de imaginar, a melhor forma de combater a desidratação não é tratando dela, mas prevenindo seu aparecimento.Vão aqui algumas dicas de como evitar esse problema.
Lembre-se de beber água. Muitas pessoas simplesmente passam grandes períodos de tempo sem tomar sequer um gole de água. Isso deve ser evitado. O ideal é que se tome pelo menos um copo de água a cada hora.
Observe sua urina. Quando a urina adquire uma tonalidade muito escura, é sinal que o organismo está economizando água, provavelmente por que os estoques estão diminuindo. Beba água até que sua urina adquira uma tonalidade clara, e procure manter sempre essa cor, que é a ideal.
Consuma alimentos ricos em água. A comida é também uma fonte importante de água, já que muitos alimentos possuem água em sua composição. As comidas campeãs em conter água são as frutas e as verduras, consumidas in natura (cruas). Além de ajudarem na hidratação, esses alimentos costumam ser menos calóricos que os demais, colaborando para manutenção da boa forma.
Se sentir sede, não hesite: beba um copo de água. A sede é o sinal mais importante de que o organismo está precisando de mais água. Não engane seu corpo: hidrate-se.
Por fim vale lembrar que na maior parte do Brasil existe água de boa qualidade para o consumo, em quantidades que em outros países causariam inveja. Nossa água é fluoretada, o que quer dizer que, além de hidratar, ela também ajuda a prevenir as indesejáveis cáries dentárias.
Por isso, não tenha dúvida: água é saúde! Que tal um belo copo de água agora mesmo?

Fonte: site do Hospital do Coração


idéia para um futuro melhor:
BEBA ÁGUA,
MANTENHA SEU CORPO SEMPRE HIDRATADO!.

PROfuturo é o projeto do Grupo PRO SECURITY que tem como objetivo ajudar a pensar o futuro, quer seja em relação ao meio ambiente, quer seja em relação á saúde, quer seja em relação a carreira, são boletins afixados nos quadros de aviso e disponibilizados no site do Grupo PRO SECURITY, se você tiver sugestões de assuntos ou ações que possam ajudar este projeto, mande um email para a Diretoria de RH.