31 março 2008

Parque Novo Mundo: falta de segurança

Publicado no site BRASILWIKI em 3103 pelo(a) wiki repórter Leo, São Paulo-SP

Moradores do bairro Parque Novo Mundo, na cidade de São Paulo, estão revoltados com o descaso da segurança pública na região. Um exemplo claríssimo desse descaso acontece na Praça Novo Mundo e arredores daquele bairro paulistano. Na Praça Novo Mundo há um posto policial em funcionamento.
Na mesma praça existe uma lotérica (Lotérica Martins), que por várias vezes foi assaltada. E por incrível que pareça, a distância da mencionada lotérica até o posto policial não passa dos 100 metros. Dá para ver, do posto policial, a lotérica, e vice-versa. Essa lotérica fica na Praça Novo Mundo, 152.
O assalto mais recente aconteceu no último dia 25 de março, terça-feira, à tarde. O mercado Yoshihara, situado na avenida Serafim Gonçalves Pereira, 621, também bem próximo ao posto policial, foi assaltado por sete homens fortemente armados. Sabe-se que moradores das proximidades da praça vêm se queixando de roubos de automóveis estacionados nas ruas.
Várias tentativas de roubo são vistas constantemente pelos moradores. Esses ladrões atuam principalmente na madrugada. Mas não é raro eles tentarem roubar o carro ou arrombar o porta-malas dos carros em pleno dia. O mais incrível é que o local dos carros estacionados que foram roubados ou arrombados fica também bem próximo à praça onde se encontra o tal posto policial.
Bem em frente a esse mercado, na mesma avenida, tem um condomínio residencial. E a portaria do prédio é testemunho do roubo de carros. Amigos, parentes e visitantes dos moradores desse condomínio, que deixam estacionados os carros em frente aos prédios na própria avenida, correm o risco de ter seus carros roubados. Segundo um dos porteiros do prédio, vários carros já foram roubados ou arrombados. Esse porteiro confirma que o último roubo aconteceu nesta semana que passou. Um Santana estacionado foi roubado.
Na altura do número 435 da mesma avenida existe uma padaria que, segundo relato do proprietário, é constantemente assaltada. Em uma das travessas dessa avenida, na Rua Cabo Adão Pereira, bem próximo ao mercado e ao condomínio citado, tem outro condomínio. Quando as pessoas descem do ônibus na citada avenida e caminham por essa rua até chegar a esse outro condomínio, muitas vezes são assaltadas, e os carros estacionados muitas vezes são roubados. Isso ocorre principalmente à noite. Nota-se que este posto policial não está atuando de forma como a população do bairro deseja.
Percebe-se que esses policiais ficam escondidos dentro do posto. Parece que eles estão acuados, com medo de alguma organização crimonosa poderosa atuando na região. É preciso a atuação das autoridades para que coloquem mais policiamento ostensivo na área a fim de que, pelo menos, minore esta total falta de segurança, apesar da presença do posto policial, que aliás na prática não funciona.