31 março 2009

Orkut ajuda polícia a identificar suspeitos de assaltar estrangeiros em SP

Dois suspeitos foram presos na manhã de segunda-feira (30). Polícia diz que criminosos fizeram três assaltos em duas semanas.
O site de relacionamentos Orkut ajudou a Polícia Civil de São Paulo a identificar integrantes de uma quadrilha que assaltava condomínios e casas na região do Belém, na Zona Leste da capital paulista. Imóveis de estrangeiros eram os principais alvos do grupo, apelidado de “Bonde da Mooca”. Dois suspeitos de participação nos crimes foram presos na manhã desta segunda-feira (30). De acordo com a polícia, os criminosos fizeram três assaltos em duas semanas. Em 3 de março, houve um furto a um condomínio e, nos dias 10 e 14, roubo a duas residências. Os casos foram registrados no 81º Distrito Policial, no Belém, por famílias de angolanos, bolivianos e orientais. Por meio de imagens de circuitos internos, a polícia identificou quatro dos seis suspeitos de integrarem a quadrilha.

saiba mais
Polícia prende suspeitos de assalto a imigrantes orientais
Uma testemunha identificou no site de relacionamentos a imagem de um dos suspeitos. Os investigadores, então, vasculharam comunidades e o perfil das pessoas que nelas estavam. A polícia acredita que suspeitos deixaram as comunidades após o início da investigação.
Estrangeiros
As vítimas escolhidas eram estrangeiras, segundo a polícia, porque os criminosos esperavam que elas guardassem dinheiro em casa. Além disso, tinham a falsa ideia de que os estrangeiros não denunciariam os assaltos.
Em um dos casos, a investigação mostrou que os homens tiveram o acesso facilitado por um morador do condomínio. Durante outro assalto, os integrantes da quadrilha estavam vestidos como funcionários de uma empresa de telefonia, com uniformes e crachás falsos.

Os dois suspeitos, de 25 e 22 anos, foram presos na região do Belém. De acordo com a polícia, eles foram reconhecidos por seis vítimas. Os suspeitos foram indiciados por roubo, furto e formação de quadrilha. A polícia procura os outros supostos integrantes do grupo.