23 agosto 2009

Delegacia centraliza registros de arrastões

da Folha de S.Paulo em 23/08/2009 - 08h44

Delegacia centraliza registros de arrastões em condomínios em SP

Desde quarta-feira (19), as investigações de crimes realizados em condomínios são centralizadas na 4ª Delegacia da Divisão de Crimes contra o Patrimônio, uma unidade do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado).
A iniciativa partiu do Secovi-SP (sindicato do setor) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Para Hubert Gebara, vice-presidente de condomínios do Secovi-SP, agilizará a elucidação de casos. "Antes, cada um prestava depoimento em uma delegacia e não havia centralização de informação."
A delegacia que registrar ocorrência sem prisões em flagrante deverá repassar as informações à unidade especializada, em Santana, na zona norte (av. Zaki Narchi, 152). Flagrantes devem ser levados a esse endereço.
"Vamos concentrar informações para fazer um trabalho de repressão", afirma Waldomiro Milanesi, delegado titular divisionário de Polícia da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio do Deic.
O delegado destaca a inclusão, no RDO (Registro Digital de Ocorrência, um BO eletrônico), de um campo específico para roubo em condomínio --antes, esse tipo de registro incluía casas de rua.
"Ajudará a gerar estatísticas e fazer um policiamento mais direcionado", diz.
"Antes não se identificava a diferença entre arrastão em condomínio e roubo em casas comuns. A divulgação de estatísticas sobre isso alerta a população sobre a gravidade dos casos", completa Ana Paula Pellegrino, diretora de condomínios da administradora Adbens.
Boletim de ocorrência
Gebara lembra que, para ajudar nas investigações, deve-se sempre registrar o boletim de ocorrência. "É importante ir à delegacia, quando solicitado, para identificar possíveis suspeitos."
A dificuldade de conseguir informações com as próprias vítimas e com o condomínio, "preocupado em manchar sua imagem", dificulta muito as investigações desses casos, reforça o delegado.