27 janeiro 2009

DICAS dos ESPECIALISTAS

DICAS dos ESPECIALISTAS , também publicada na VEJA


O que fazer para evitar um assalto

A cabine de segurança precisa ser blindada e o funcionário responsável por monitorar o acesso não pode sair de lá enquanto está de guarda. Nem para ajudar moradores com sacolas de compras.

Câmeras de qualidade, fornecendo imagens com definição e coloridas, facilitam o trabalho de quem está na guarita diante do monitor. No acesso à garagem, recomenda-se instalar uma câmera para identificar o carro e a placa e direcionar outra ao motorista.

Para quem fica na portaria, um item essencial é o chamado botão de pânico, alarme silencioso conectado à empresa de segurança que vai acionar a polícia em caso de emergência. Há inclusive modelos que cabem no bolso, no formato dos controles remotos usados nas garagens.

Quando um veículo se aproxima com um motorista não identificado, o segurança da cabine deve permanecer em seu lugar. A função de averiguar a identidade do visitante caberia a outro funcionário.

Como agir em uma emergência

Puxar conversa para ficar amigo do ladrão não funciona. O importante é ser objetivo. Procure saber o que ele quer para ir embora o mais rápido possível.

Não minta em perguntas objetivas. Se o bandido quiser saber sobre a existência de um notebook ou alguma joia, diga a verdade. Caso encontre algo que você disse anteriormente não existir, ele pode ter uma reação violenta.

Evite olhar diretamente para o assaltante. Isso pode deixá-lo ainda mais nervoso durante a ação.

Mantenha a calma e jamais discuta com o invasor.