27 maio 2009

No dia do aniversário, vizinha de casa assaltada na zona leste de SP vê tiroteio no quintal

PAULO TOLEDO PIZA em colaboração para a Folha Online

O aniversário de 36 anos da dona de casa Adriana Aparecida da Silva ficará marcado como um dos dias mais assustadores de sua vida. No lugar do habitual "parabéns", Adriana ouviu na manhã desta terça-feira gritos, palavrões e disparos de arma de fogo.
Moradora da rua Deinos, no bairro Cidade Satélite Santa Bárbara (zona leste de São Paulo), Adriana teve seu quintal usado como rota de fuga por um dos criminosos que assaltaram uma residência e mantiveram uma família refém na manhã de hoje, dia de seu aniversário.
Por volta das 7h, a dona de casa ajudava um de seus sete filhos a se arrumar para ir à escola quando ouviu uma gritaria. Ao colocar a cabeça para fora de casa viu um policial militar com arma em punho e aos berros de "Entra, entra que aqui tem bandido". Assustada, reuniu os filhos e se trancou em um quarto. Apenas sua cadela, uma pequena vira-latas, ficou do lado de fora. "Ouvi uma pessoa entrar no quintal e ele chegou até a bater na minha cachorrinha", disse.
Ao tentar sair da casa de Adriana, o assaltante foi surpreendido pelo mesmo policial que minutos havia alertado a mulher. "Ouvi o PM gritar para, para é polícia e ouvi os xingamentos e [o policial] disparar três tiros contra o bandido".
O criminoso, que não foi atingido, voltou correndo para o quintal e pulou o muro de volta para a casa que havia sido assaltada. Ao cair do outro lado porém, foi preso por uma equipe de policiais que o aguardava. Ele foi um dos quatro suspeitos detidos dos sete suspeitos de participar do assalto.
Foram presos dois adultos e apreendidos dois adolescentes. Um rapaz morreu e dois outros envolvidos no crime permanecem foragidos.
Muito assustada com toda a ação, Adriana lamenta a insegurança em seu bairro. "Imagina se eu estivesse de bobeira?. Ele [assaltante] podia me render e me fazer junto aos meus filhos refém. E para completar isso acontece bem no dia do meu aniversário", lamentou.
Os dois adultos presos foram reconhecidos como Washington Miranda, 21, Gutierres Ribeiro, 21, e Bruno Sales, 19, que morreu. Segundo a Polícia Civil, os dois não possuem passagem pela polícia.