07 julho 2008

Para prevenir invasões em condomínios, preste atenção!

(texto de orientação, distribuido a todos os nossos profissionais)

90% das invasões de condomínios são pela frente do condomínio, pelos portões, pelas entradas!
Você deve estar muito atento toda vez que abre um portão, é o seu momento de vulnerabilidade!
Em primeiro lugar, a regra de sempre, ninguém deve entrar no condomínio sem autorização, ainda mais se o porteiro estiver sozinho.
No caso de entregadores, de jornais , de pão , de leite, eles não devem entrar! Na medida do possível devem deixar sua entrega no passador de objetos ou do lado de fora do portão, caso o posto tenha sistema de comportas este material deve ser deixado dentro do primeiro portão. E você só vai retirar o que ele entregou quando tiver certeza que não há risco de você ser rendido!
Se o entregador disser que você precisa assinar o recibo de entrega, ou coisa parecida, você não deve sair da portaria para atender ele, diga que ele deixe o recibo e pegue no dia seguinte, ou que passe mais tarde quando tiver mais alguém para atender ele.
Se ele disser que não vai deixar, explique as razões de segurança, e se ele não aceitar, mantenha-se firme! Você não deve ficar vulnerável no momento em que for atender alguém no portão, não abra! Não deixe ele entrar!
Se alguém for rendido, pode ser um morador, pode ser um colega de serviço, um entregador, não abra o portão! Se ele está em perigo na mão do bandido você também vai estar se o bandido entrar! E todos os outros que estão no prédio, moradores, crianças, senhoras. Se você sentir que a pessoa corre risco e você precisa abrir o portão, mantenha a calma, acione algum dispositivo de segurança antes de abrir, lembre-se do botão de pânico, acione o zelador ou algum morador pelo interfone, use o radio e chame a central!
Não deixe o perigo simplesmente entrar!