15 junho 2008

educação no trabalho

(exemplo de texto de orientação distribuido a nossos profissionais)

Os amigos você escolhe conforme as afinidades, com eles você tem amizade e pode ser informal, tratar todos como amigos. Na família você tem intimidade, pois você tem laços de sangue em comum...
Já no trabalho você convive com pessoas não escolheu e em circunstâncias diferentes da intimidade que você tem com sua família.
É nestas situações que alguns padrões de comportamento e educação lhe serão úteis para seu sucesso profissional e pessoal.
Se você acha que expressões como "pois não", "por favor", "desculpe", "bom dia", "obrigado", não fazem muita diferença, repare como as pessoas educadas sempre deixam uma boa impressão. Não abra mão de seus bons modos, siga algumas regras básicas:
Ao cumprimentar alguém, SORRIA, não importa se é o presidente da empresa, o boy ou um visitante que acaba de chegar. Todos são iguais e merecem seu respeito e sua atenção.
Você precisa manter suas emoções e seus problemas pessoais sob controle, pois eles não podem interferir no relacionamento com as pessoas em seu trabalho. Use sempre as "fórmulas de cortesia", use sempre sua educação.
Como regra geral procure sempre prestar atenção a qualquer pessoa que se dirija a você, mesmo que você ache que o assunto você não poderá resolver, se você prestar atenção talvez você possa ajuda-la.
Tome cuidado com TIQUES como roer as unhas, cutucar o nariz, coçar a cabeça, preste muita atenção em sua higiene pessoal e na limpeza de suas mãos - seu uniforme também! Sempre atento a sua apresentação pessoal.
Sua função exige que você esteja atenção e iniciativa, mas você precisa ser uma pessoa discreta.
LEMBRE-SE, que as regras da boa educação são feitas para melhorar e ajudar seu convívio pessoal e profissional e devem ser cada vez mais aperfeiçoadas!